Como escolher o colchão – parte lll

Estás a mudar de casa e precisas de um novo colchão ou já tens um colchão e chegou a altura de o trocar mas não sabes como escolher o melhor colchão para ti? Não te preocupes, aqui vamos explicar-te tudo o que precisas de saber sobre colchões.

 

Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O colchão, sendo o produto que irá suportar o teu sono, é uma compra bastante importante. Dado o seu investimento e importância, deves informar-te bem. Contudo, sabemos que os colchões são um mundo à parte e que apesar de existir imensa informação disponível, nem sempre é fácil de entender. Sem a orientação correta, a escolha de um colchão pode tornar-se num processo desmotivante. Mas não te preocupes! Aqui vamos dar-te dicas, passo a passo, sobre tudo o que precisas para escolher um bom colchão.

 

3. Firmeza do colchão

Depois de escolheres o material do teu colchão, deves decidir a sua firmeza. Nesta escolha deves ter em atenção a tua posição de dormir e se te moves muito durante a noite.

 

Moves-te bastante durante a noite?

Deves escolher um colchão de firmeza média. Normalmente colchões com uma densidade intermédia adaptam-se melhor aos movimentos e são indicados para qualquer posição de dormir.

 

Gostas de dormir de costas?

Necessitas de um colchão que garanta um bom suporte à tua coluna e que se adapte aos contornos do teu corpo. Dificilmente ficarás confortável num colchão muito firme, como o colchão de molas, pois não irá apoiar corretamente a tua espinha vertebral. Por outro lado, um colchão macio não te dará o suporte necessário, uma vez que terás aquela sensação de estar a afundar. O ideal é um colchão de espuma de memória. A espuma de memória é o mais aconselhável pois alivia a pressão, oferece estabilidade e isolamento de movimentos. Podes mover-te à vontade durante a noite sem incomodar o teu parceiro.

 

Gostas de dormir de lado?

Opta por um colchão de firmeza baixa, que te ofereça uma distribuição optimizada de pressão para evitares dores nas ancas e ombros. Um colchão com menos densidade adapta-se mais facilmente às zonas críticas do corpo, que se acentuam mais quando dormes de lado.

 

Gostas de dormir de barriga para baixo?

Nesta posição, o teu corpo irá alocar maior pressão na zona do tronco pelo que evita colchões de alta densidade que não oferecem um suporte optimizado. Com um colchão baixo-firme, o mais provável, é a tua coluna ficar curvada. Neste caso, aconselhamos-te um colchão de firmeza média.

 

Do artigo Como escolher um colchão – parte I, já vimos que o colchão de molas tem tendência a oferecer uma maior densidade. Por sua vez, os colchões de espuma são mais adaptáveis e têm uma firmeza média sendo mais apropriados para aqueles que dormem de lado e gostam de se mover durante o sono. Se és um destes dorminhocos vê aqui a nossas opinião sobre o colchão Emma, a nossa escolha número 1.

Agora que já sabes tudo sobre o material, o tamanho e firmeza de colchões, começa já a escolher o teu. Visita a nossa tabela comparativa dos 5 melhores colchões no mercado em Portugal e começa já a escolher aquele que melhore serve para ti.