Colchão Bodhi Tao Multisense

 

A Molaflex é das primeiras fabricantes de colchões em Portugal

 

 

colchoes de molas

 

A Molaflex para quem não conhece foi das primeiras empresas a surgir em Portugal, no setor dos produtos de descanso, nomeadamente no fabrico de colchões. Esta empresa está sedeada em S. João da Madeira e desde 1951 que se assume como pioneira no setor em Portugal.

Já podemos encontrar produtos da Molaflex além-fronteiras, nomeadamente em Espanha, Inglaterra, Brasil, Chile e Cuba, contudo a sua venda ainda é apenas através de revendedores, não existindo a possibilidade de realizar a mesma através do seu site, pois não se trata de uma loja online, mas sim apenas de um site institucional e montra de produtos.

 

 

Vê aqui o colchão Bodhi Tao Multisense

 

Para conseguirmos explicar o porquê da nossa classificação é necessário primeiro analisar a constituição deste colchão. Este é o colchão dos 5 que classificámos, que apresenta uma maior altura, cerca de 28 cm.

Passando agora para a sua constituição temos:

  1. Tecido Stretch – é um tecido elástico que ajuda o nosso corpo a adaptar-se às restantes camadas interiores e permite uma melhor transpirabilidade do colchão;
  2. Acolchoado Multisense – nesta camada interior é onde se concentram a maioria das espumas do colchão, sendo as principais a espuma viscoelástica e as fibras hipoalergénicas. Enumeramos de seguida todas:-Viscoelástica;
    Sistema commodo;
    – Poliester reciclável;
    – Têxtil TNT;
    – Confort System;
    – Feltro;
    – Encapsulado

Todas estas camadas são necessárias para proporcionarem uma adaptação perfeita do colchão à temperatura do nosso corpo e das pressões que o mesmo exerce durante o nosso descanso.

A esta propriedade termorreguladora dão o nome de comportamento Optigrade, pois equilibra a temperatura e a humidade do corpo oferecendo um descanso mais reparador;

  1. Molas Contínuas Multielástic – neste caso trata-se de um bloco de molas duplas de fio contínuo em forma helicoidal cruzadas interiormente, que também garantem a adaptação do nosso corpo ao colchão, modificando a firmeza e o suporte dado pelo colchão em função da pressão recebida pelo nosso corpo.

Este colchão Bodhi Tao Multisense apresenta no total 17 camadas, pelo que após a camada de molas contínuas multielástic se repetem novamente as camadas anteriormente numeradas. Existe ainda um reforço exterior de todo o colchão com HR de alta densidade, garantindo o máximo conforto, resistência e durabilidade do mesmo.

 

Onde comprar colchão Molaflex?

Ao contrário da Emma, a Molaflex não tem uma loja online onde facilmente se possa adquirir os seus colchões. Para tal, deve consultar numa loja física ou  consultar nas suas lojas parcerias online.

 

Análise do colchão Bodhi Tao Multisense

Resumindo as principais características do colchão bodhi tao multisense da Molaflex são:

  • Altura do colchão: esta medida é realizada no centro do colchão e podem variar +/- 1cm, neste caso é cerca de 28 cm;
  • Firmeza: apresenta uma firmeza média-alta, mas com um bom nível de adaptabilidade;
  • Colchão de Molas: oferece um bom suporte ao nosso corpo, sendo o peso do mesmo distribuindo uniformemente. As molas permitem que o ar circule melhorando a frescura do colchão, contudo podem causar ruídos e serem incómodas devido aos movimentos que realizamos durante o sono. Caso que não se verifica nos colchões de espuma, classificados nos primeiros lugares do ranking;
  • Multielástic: é um sistema de molas com 2 zonas de firmeza diferenciadas e independentes, dando uma maior estabilidade ao colchão;
  • Adaptabilidade viscoelástica: o material viscoelástico molda-se perfeitamente a cada parte do nosso corpo, adaptando-se também à nossa temperatura. Possui ainda uma grande elasticidade e flexibilidade;
  • Acolchoado memosense: adaptação perfeita à temperatura do nosso corpo e também se molda a cada parte do mesmo, descendo apenas onde se exerce a pressão do nosso peso;
  • Encapsulado: este encapsulamento mecânico serve para criar uma caixa que irá reforçar as molas do colchão;
  • Comfort system®: este material de alta densidade tem como principal função favorecer a estabilidade e robustez do colchão;
  • Enchimento hipoalergénico: este enchimento é fundamentar para que o colchão evite e previna as reações alérgicas ocorrentes devido aos ácaros, que se gostam de alojar nos colchões;
  • Sistema commodo®: serve para uma boa adaptabilidade e conforto. É uma superfície perfilada com vários pontos de contacto com o nosso corpo;
  • Tecido stretch: é um tecido com grande elasticidade e suavidade, conferindo um toque delicado e um maior conforto;
  • Comportamento optigrade: esta propriedade é muito importante pois é termorreguladora e é ela que equilibra a temperatura e a humidade do nosso corpo enquanto descansamos, dando-nos noites mais tranquilas e saudáveis.

Desta forma até este ponto, do que analisámos, classificámos o colchão em 4º lugar devido à sua constituição incluir molas e estas terem associadas algumas desvantagens, nomeadamente o ruído que elas provocam com os movimentos noturnos, que realizamos inconscientemente durante o sono e também devido à sua altura ser bastante maior do que os colchões de espuma, pois este apresentar cerca de 28 cm e não permite ser adquirido pelo sistema de vácuo enrolado, pois as molas não permitem esse tipo de embalamento, sendo apresentado ao cliente aberto, sendo mais difícil o seu transporte.

 

Descobre agora os prós e contras que este colchão da Molaflex nos apresentou!

Comecemos esta análise pelos prós:

  • Apresenta uma maior superfície de apoio;
  • Tem uma boa estabilidade;
  • É um colchão robusto devido aos seus 28cm de altura;
  • A maioria dos clientes refere ser um colchão confortável.

Passemos agora para os contras:

  • Não apresenta capa protetora, pelo que não é possível retirar a mesma e lavá-la, tendo que ser adquirida à parte;
  • Não é possível comprar no site da Molaflex, apenas no de revendedores;
  • Não oferece as 100 noites de teste, apenas é possível testar o colchão em loja por alguns minutos;
  • Garantia de apenas 5 anos;
  • O colchão é adquirido ou enviado aberto devido à sua constituição incluir molas, sendo mais difícil o seu transporte;
  • Muitos dos revendedores não aceitam trocas ou devoluções do colchão;
  • Existem queixas de clientes sobre o serviço pós-venda da Molaflex relacionadas com o reduzido apoio que dão ao cliente, quando este decide devolver o colchão por apresentar problemas após poucos dias de uso;
  • O colchão é classificado com diferentes firmezas de revendedor para revendedor, desde macio até firmeza média-alta, o que se torna controverso.

 

Está nas mãos do cliente verificar o que tem mais peso na sua decisão de compra, se os prós ou os contras. Têm apenas em atenção que neste caso, este colchão não permite as tão importantes noites de teste e sem elas temos de arriscar comprar o colchão e ele adaptar-se às nossas necessidades ou ficarmos com um colchão inutilizado, gastando apenas dinheiro em vão. Outra informação importante é de que não é possível a sua devolução após os 14 dias referidos na lei, nem se o colchão tiver sido retirado da sua embalagem original, tornando difícil testarmos um colchão na sua embalagem.

 

Para quem a Molaflex recomenda o colchão Bodhi Tao Multisense?

No seu site podemos verificar que recomendam este colchão para pessoas com IMC inferior e superior a 25, traduzindo estes dados para uma linguagem mais corrente, podemos concluir que o recomendam para toda a gente, visto que uma pessoa com IMC de 25 é considerada acima do peso e abaixo de 25 com peso normal.

Deste modo este colchão dá para uma versatilidade de morfologias corporais, contudo o conforto que apresentará dependerá sempre de pessoa para pessoa consoante as suas necessidades.

É considerado um colchão fresco, pelo que será um ponto favorável para pessoas muito calorentas e desfavorável para pessoas mais sensíveis e friorentas que não gostam da sensação de entrar numa cama mais fria. Lembre-se que esta característica se deve ao facto de existirem molas na sua constituição, o que consequentemente significa ruídos durante os seus próprios movimentos e do seu parceiro durante a noite, fazendo com que tenha interrupções no seu descanso, não conseguindo uma noite tão tranquila de sono.

Relativamente à sua firmeza vimos que nalguns revendedores é média-alta noutros é macia ficando sempre a dúvida se se irá adaptar ao nosso gosto. O melhor será tentares testar o colchão em loja o máximo de tempo possível, para tentar não errar nesta difícil decisão de escolha do melhor colchão, que se adapte ao nosso estilo de descanso e corpo.

 

Opiniões sobre o colchão Bodhi Tao Multisense

Recordamos que se trata de um colchão de molas que utiliza na sua constituição espuma viscoelástica. A espuma viscoelástica permite uma maior adaptabilidade ao nosso corpo e ajuda no controlo da temperatura. Contudo o colchão bodhi tao multisense não apresenta as características de um colchão de espuma, pois sentimos os movimentos do nosso parceiro, bem como os ruídos que as molas fazem.

A parte do acolchoado também é importante para proporcionar uma boa adaptação do colchão ao nosso corpo, contudo as molas não se fazem esquecer no meio de tantos centímetros de espuma, cerca de 28.

O comportamento optigrade do colchão permite que exista uma regulação da temperatura e humidade presente no colchão e o facto de existirem molas neste caso favorece ligeiramente a sua respiração. Contudo como se trata de um colchão de molas com imensas camadas de espuma, não se torna um colchão muito respirável como o tradicional colchão de molas, nem como uma colchão de espuma com camadas micro perfuradas próprias para tornar o colchão mais fresco e respirável.

É um modelo de colchão reversível, isto é, é possível virar o mesmo da cabeça para os pés e vice-versa, contudo não é possível virar o mesmo para verão ou inverno, pois apenas apresenta uma face.

Como referimos existem imensas camadas verticais, sendo cerca de 17 no total, contudo não apresenta orifícios de ventilação, nem a sua cobertura é removível ou lavável, o que comparando com os restantes colchões do ranking deixa um pouco a desejar, pois os restantes permitem a sua remoção através de um fecho muito prático e podem ser lavados a elevadas temperaturas na máquina de lavar roupa, eliminando qualquer vestígio de manchas e sujidade, tornando as suas noites mais tranquilas e higiénicas.

Existem vantagens e desvantagens para comprar o colchão bodhi tao multisense da Molaflex, contudo as suas características quando comparado com o colchão da EMMA são inferiores.