Como limpar o colchão

Dicas simples para limpar o teu colchão

 

Tens um colchão e não sabes como mantê-lo limpo e fresco?

Não te preocupes. Aqui no blogue do TOP5 vamos dar-te alguns conselhos simples sobre como cuidar do teu colchão para que possas dormir mais descansado.

 

 

Cuidados diários

 

Como limpar o colchão

Um dos cuidados mais simples e eficazes que podes fazer é ventilar o teu quarto frequentemente. Desta forma, evitas que, a longo prazo, o colchão desenvolva manchas e bolor devido à acumulação de humidade. O Top5 recomenda-te manteres o teu quarto a uma temperatura de 16º a 20ºC e a humidade a 50%.

 

Não faças a cama assim que acordes

Se não agitares os lençóis e fizeres a cama assim que acordes, estás a dar as condições perfeitas para que os ácaros se desenvolvam. O que são ácaros, perguntas tu? Ácaros são bactérias presentes no pó que, apesar de não serem perigosos, podem causar alergias a algumas pessoa. Os ácaros propagam-se mais facilmente em ambientes quentes e húmidos, portanto o ideal é agitares bem os lençóis depois de acordares, abrires a janelas do teu quarto para arejar e não fazer a cama imediatamente para dar tempo do colchão respirar. E mesmo com estes cuidados, não é possível eliminar totalmente a sua presença, diz-se que podemos dormir com mais de um milhão e meio de ácaros no colchão.

 

Manchas no colchão

 Breakfast in bed

Passamos um terço da nossa vida a dormir, o que significa que um terço da nossa vida é vivido no colchão.
Isto significa também que com o tempo acumulam-se muitos vestígios corporais e sujidade no próprio colchão.
Transpiração, restos de pele morta e cabelos, restos de comida ou manchas de vinho são algumas manchas típicas presentes no nosso colchão e que permitem criar as condições ideais para a prosperação de germes, bactérias e ácaros.

 Por vezes simples remédios caseiros podem ajudar-te a manteres o teu colchão limpo e a eliminar determinadas manchas que surgem com o tempo. Vê aqui os nossos conselhos sobre como eliminar a manchas mais comuns que aparecem nos colchões:

  • ÁCAROS
    Ventila o teu quarto com regularidade, pelo menos 5 minutos, e agita os teus lençóis todas as manhãs. Estes simples passos ajudam a prevenir o seu aparecimento. No entanto, os ácaros podem ser facilmente removidos com o aspirador.
  • URINA
    As manchas de urina podem ser eliminadas com sumo de limão e vinagre. Aplica estes líquidos sobre a mancha e deixa secar. Quando tiver seco, raspa ou escove a mancha. O vinagre tem um cheiro muito forte, por isso é melhor tratares a mancha de manhã e depois deixares o colchão a arejar bem.
    No caso de a limpeza não ter sido totalmente eficaz, experimenta produtos de limpeza como o limpador multiusos ou o limpador de carpete a espuma.
    Para todas as manchas de urina, aconselhamos sempre o uso de um desinfetante e para aqueles que sofrem de problemas de incontinência urinária ou bebés, recomendamos o uso de uma capa protetora. As capas protetoras, ao início podem parecer um pouco desconfortáveis, no entanto, são muito eficazes em manter o colchão limpo e seco.
  • SANGUE
    As manchas de sangue são mais complicadas de remover. Especialmente porque existe a possibilidade das extremidades da mancha estarem marcadas. Tal como a urina, o melhor é limpá-lo enquanto a mancha está fresca. O bicarbonato de sódio ou levedura são produtos caseiros úteis para remover vestígios de sangue. O bicarbonato de sódio tem-se demonstrado fortemente eficaz contra manchas de sangue. Esfrega primeiro a mancha com água fria e depois aplica uma mistura de água ou detergente com bicarbonato e deixa agir durante meia hora. Depois deste tempo, lava com água fria. Além disso, recomendamos a aplicação de desinfetante.
  • VINHO
    Manchar o teu colchão enquanto bebes um copo de vinho ode acontecer. Contudo, não te preocupes. Para remover as manchas de vinho tinto podes utilizar água mineral (se estiverem frescas). Se já estiver seco, podemos aplicar sal e depois de esperar meia hora, podes escová-lo ou raspá-lo. Será como se nada tivesse acontecido.
  • TRANSPIRAÇÃO
    As manchas de suor são desagradáveis e podem facilmente ser removidas com uma solução de bicarbonato de sódio e água, se a capa do colchão for removível. Se a capa do colchão não for removível, aplica uma mistura de vinagre e sumo de limão. Escova um pouco depois de adicionares a mistura e deixar actuar durante 10 minutos. Podes limpar com água depois, mas tem cuidado: colchões com espuma de memória não toleram bem a humidade.

 

Opta por um colchão de capa removível

 

Como limpar o colchão

Hoje em dia, existem diversos colchões que tem a facilidade de remover a sua cobertura. Deste modo, podes facilmente tirar a capa do colchão e lavá-la na máquina de lavar. Recomendamos que laves a tua capa até 60ºC, pelo menos 2 vezes por ano. Se o teu colchão não te permite remover a capa, também podes lavá-lo numa máquina mas certifica-te que o tambor é suficientemente grande para não causar fricção e danificar o material.

 

Limpeza a vapor

Outra forma cada vez mais comum de limpar os colchões é através da utilização de produtos de limpeza a vapor. Combate eficazmente as partículas de sujidade, a pele morta e os ácaros. No entanto, vários estudos mostram que o vapor muitas vezes não penetra o suficiente no colchão para eliminar completamente os ácaros. Além disso, a alta pressão do vapor pode fazer com que partículas de sujidade entrem ainda mais no colchão.

 

Esperemos que estas dicas sobre como limpar o colchão te sejam úteis e que possas dormir melhor. Com estas dicas, as noites sujas e desconfortáveis ficam para trás. Pode parecer difícil de acreditar, mas o colchão faz parte da nossa vida portanto devemos cuidá-lo e estimá-lo como se fosse o nosso brinquedo favorito.