Como escolher o melhor colchão- parte I

Estás a mudar de casa e precisas de um novo colchão ou já tens um colchão e chegou a altura de o trocar mas não sabes como escolher o melhor colchão para ti? Não te preocupes, aqui vamos explicar-te tudo o que precisas de saber sobre colchões.

 

Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O colchão, sendo o produto que irá suportar o teu sono, é uma compra bastante importante. Dado o seu investimento e importância, deves informar-te bem. Contudo, sabemos que os colchões são um mundo à parte e que apesar de existir imensa informação disponível, nem sempre é fácil entender. Sem a orientação correta, a escolha de um colchão pode tornar-se num processo desmotivante. Mas não te preocupes! Aqui vamos dar-te dicas, passo a passo, sobre tudo o que precisas para escolher um bom colchão.

 

1. Tipos de colchão

Antes de fazer a tua compra, o passo  crucial é verificares o material do teu colchão e aquele que melhor se adapta a ti. O tipo de material pode influenciar a tua posição, conforto e temperatura na hora de dormir portanto escolher o tipo de colchão pode ser difícil. Aqui vamos explicar-te as diferenças entre os diferentes tipos de colchões para que possas fazer a escolha mais acertada para ti.

 

Colchão de molas:

Este é o tipo de colchão mais tradicional e mais comum. O colchão é constituído por molas de vários tipos de metal, permitindo manter a sua forma por vários anos e garantindo a sua elevada durabilidade. O espaçamento entre as molas promove a circulação do ar assegurando a respirabilidade do colchão e que este não se torne demasiado quente. Dentro dos colchões de molas, existem dois tipos:

  • Sistema Bonnel/ Molas biónicas: estes colchões caraterizam-se por permitirem definir as zonas ergonómicas. As molas são de aço com uma resistência e densidade variável , revestidos por uma camada de espuma para oferecer um melhor conforto.
  • Sistema de molas ensacadas: como o nome indica, este tipo de colchão é composto por molas ensacadas, resultando num colchão que se adapta melhor ao corpo, especialmente quando duas pessoas de pesos diferente partilham o mesmo colchão.

 

Colchão de látex:

As propriedades do látex permitem tornar o colchão mais adaptável aos movimentos do corpo durante a noite, manter a sua durabilidade e temperatura amena e é ainda  menos propício à proliferação de alergénios. Se sofres de alergias ou asma, este é o colchão mais indicado para ti.

 

Colchão de espuma:

Este colchão é conhecido por ser aquele que proporciona o melhor conforto e suporte do corpo. O colchão de espuma adapta-se a cada movimento do teu corpo e recupera sempre a sua forma original quando te levantas. Sejas um dorminhoco calmo ou mais agitado durante a noite, este é o melhor colchão para ti, independentemente da tua posição de dormir. Adicionalmente, a outra caraterística deste material é que tem um ponto elástico fixo, isto é, impede a transferência de energia e vibrações quando alguém se move no colchão. Ideal para aqueles casais que se queixam que o parceiro de move demasiado durante a noite. No entanto, dado à espuma, este tipo de colchão também é conhecido por reter o calor pelo que poderá ser um colchão demasiado quente para os mais sensíveis ao calor.

 

Colchão viscoelástico:

Este tipo de colchão é praticamente um colchão de espuma de maior elasticidade. À semelhança do colchão de espuma, o colchão viscoelástico adapta-se perfeitamente aos contornos do teu corpo, sendo que, para manter a sua pressão, são constituídos por uma camada extra de espuma ou molas. Portanto, é muito provável encontrares colchões que são um misto de viscoelástica com molas ou espuma de memória. O colchão Emma é um exemplo de colchão que combina a espuma de memória com espuma viscoelástica. Descobre mais aqui!

 

Colchão de água:

O colchão de água normalmente é conhecido por ser muito pouco firme devido à sua estrutura constituída por um reservatório de água. Este tipo de colchão pode dar a sensação de flutuar durante o sono portanto é necessário ter uma cama adaptada a este material. O colchão de água não fornece o apoio correto ao corpo pelo que é útil em casos excepcionais como férias ou visitas mas não é aconselhável para uso permanente.

 

Por agora é tudo! Se queres saber mais sobre as diferentes marcas de colchões e respetivos materiais, consulta o nosso comparador dos 5 melhores colchões de portugal em 2020 AQUI. Na parte II vamos explicar como escolher o teu colchão de acordo com as medidas. Não percas 😉