Como comprar um colchão

Para muitas pessoas, comprar um colchão não é uma tarefa fácil. Todo a gente quer encontrar o melhor colchão, aquele que irá proporcionar uma noite de sono agradável e um despertar perfeito. No entanto, muitas vezes é uma questão de gosto: nem todos dormem confortavelmente no mesmo colchão. Além disso, existe uma grande variedade de colchões no mercado. Então, como se escolhe o melhor colchão? Para garantir que encontrarás o colchão certo para ti, reunimos algumas dicas.

 

Comparar colchões

 

A tua pesquisa do colchão certo para ti deve começar com uma comparação dos produtos oferecidos no mercado e aprender mais sobre as diferentes características de cada modelo.

Deves verificar estes critérios:

Firmeza: determina principalmente o grau de apoio do colchão, firme ou suave, recepção suave ou firme. Isto é algo subjetivo e cabe-te a ti decidires como preferes.

Composição do colchão: Pode ser de espuma, penas, látex, gel ou mesmo uma combinação de vários materiais. Os materiais escolhidos têm diferentes propriedades com um impacto significativo no conforto do colchão.

Suporte: alguns colchões requerem uma base de ripas, outros uma mola de caixa. Deves verificar diretamente com o fabricante ou vendedor do colchão.

 

Ir às compras: que perguntas deves fazer?

 

Não se compra um colchão da mesma forma que se compra uma peça de vestuário, sendo o seu uso, em média, muito mais importante e regular durante a semana. Para obter bons conselhos, certifica-te que fazes as perguntas certas:

  • O colchão deve ser adaptado tanto quanto possível ao teu estrado ou base. Indica o tipo de base que  a tua cama já tem e tenta encontrar um colchão adequado. Se sofres de suores noturnos, informa o vendedor para que ele possa determinar o grau de respirabilidade e firmeza do colchão que é mais indicado para ti.
  • Além disso, dependendo da tua posição preferida para dormir, alguns colchões são mais apropriados do que outros, pergunta sobre isso!
    Problemas de costas, por vezes, motivam uma decisão de mudar de colchão. Mesmo se achas que o vendedor não sabe nada sobre as tuas dores de costas, pede-lhe para fazer uma escolha mais indicada do colchão.
  • No caso de uma cama de casal, vão perguntar-te se queres um colchão de casal ou dois colchões de solteiro. Às vezes é necessário comprar dois colchões de solteiro, dependendo da base que tens, por exemplo, um estrado articulado.
  • Finalmente, não te vás embora sem experimentar o colchão. Pergunta sempre se é possível testá-lo em condições reais de sono (mínimo de três semanas) para determinar se este colchão é adequado para ti. As marcas de colchões online, como a Emma e a Koala, oferecem-no gratuitamente aos seus clientes para cada encomenda. Naturalmente, não te esqueças de pedir as condições para devolver o colchão, se a tua escolha não for a mais acertada!

 

aqui as nossas opiniões sobre os melhores colchões de Portugal